DOENÇAS RESPIRATÓRIAS COM TEMPO SECO
- Em vários locais do país tem se verificado um aumento substancial no atendimento de doenças respiratórias decorrentes da baixa umidade do ar. Principalmente, naqueles indivíduos com alguma alergia respiratória preexistente.
- O registro de índices de umidade no ar muito baixos – em São Paulo chegou a 11% quando o ideal deveria ser de 60% - pode causar irritação nos olhos, garganta e nariz de indivíduos sadios, além de piorar a situação de pessoas com rinite alérgica e asma. Acredita-se que este clima seco possa durar até, pelo menos, o início de outubro.
- Muitas pessoas que pensam estar sempre com resfriado, na verdade, tem rinite alérgica. Esta doença se caracteriza por obstrução do nariz freqüente, espirros repetidos e coceira no nariz, olhos, garganta ou ouvidos. Isto, com o clima seco, tende a se agravar uma vez que o oxigênio entra mais seco pelo nariz, levando à inflamação e produção excessiva de secreção.
- No nariz, o ar deve ser umidificado e filtrado. Com a umidade muito baixa, o ar chega ainda muito seco nos pulmões e também dificulta a situação dos asmáticos.
- A asma brônquica ( também conhecida como bronquite asmática ) se apresenta com crises de tosse associada, na maioria das vezes, à falta de ar e chiado no peito. Estes sintomas podem ser intermitentes ou persistentes e, se não tratados, podem causar muitos prejuízos à vida destes doentes e até a morte.
- Muitas vezes, há a associação da rinite alérgica e da asma. Estes indivíduos também podem apresentar alguma alergia de pele e, sobretudo no clima seco, alergia nos olhos que se apresentam como coceira nos olhos e pálpebras, ardência, sensação de “areia nos olhos”, lacrimejamento, olhos vermelhos, inchaço nas pálpebras ou fotofobia ( dificuldade para olhar para luz ).
Proteja sua casa da Rinite
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiE0UBDT93IRtKyskUrwnM4MBk_vmOtaE1eEMCh-DnC6l2VFMpUvb0WRwCNH3XkgY9-BGKzdsJGP3yCCcxOJjXMx9bFVSgsRzYpRU34pMZLW3bsfeCUfLXU2GI17mlIZMDMmoF-MWDitMo/s1600/images.jpg)
Evite tapetes, carpetes, cortinas e almofadas no quarto de dormir. Dê preferência a pisos laváveis e persianas que possam ser limpas com pano úmido;
Camas e berços não devem ser colocados junto à parede;
Evite mofo e umidade;
Evite bichos de pelúcia e estantes de livros no quarto;
Evite travesseiros de paina ou penas. Prefira os de espuma envolvidos em material plástico (napa);
Da mesma forma, faça uma capa para o colchão com um material que possa ser limpo com pano úmido;
Troque a roupa de cama e a fronha do travesseiro semanalmente.
Evite vassouras e espanadores de pó. Passe pano úmido diariamente nos móveis e ambientes antes do uso de aspirador de pó e, de preferência, duas vezes ao dia no dormitório;
- Evite animais de pêlo. Os bichos de estimação ideais para pessoas alérgicas são peixes e tartarugas. Para quem não abre mão de seu cachorrinho ou gato, eles devem tomar banho ao menos uma vez por semana e não podem, de forma alguma, permanecer próximos à cama;
Evite desinfetante e produtos de limpeza com odor forte;
Verifique periodicamente as áreas úmidas da casa para evitar o surgimento do mofo.
Evitar o contato com a fumaça do cigarro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário